jueves, 24 de abril de 2008

86 Aniversario del Partido Comunista de Brasil

Un articulo del MEPR sobre la fundación del Partido Comunista do Brasil


25 de março: 86 anos da Fundação do PCB

A fundação do Partido Comunista do Brasil a 25 de março de 1922 representou um marco histórico no cenário político nacional. Influenciados pelo triunfo da Revolução Russa (1917), 9 militantes, delegados de alguns estados, se reuniram no Rio de Janeiro, município de Niterói, e fundaram o Partido.
Este feito foi um passo decisivo para elevar a organização da classe proletária e permitiu um avanço da luta revolucionária do operariado e do povo brasileiro pela tomada do poder. Este Partido foi destruído pela ação do revisionismo* após o trágicos acontecimentos da Lapa** no final da década de 70.
O movimento estudantil tem lugar reservado na história do Partido, onde sempre desempenhou papel fundamental no curso da Revolução Brasileira. Exemplo de dedicação do movimento estudantil revolucionário à causa da Revolução foi a Guerrilha do Araguaia, onde dezenas de estudantes foram viver com os camponeses pobres e desenvolver a luta armada na região sul do Pará. Entre os estudantes que foram para a luta armada estão Helenira Rezende, que foi vice-presidente da UNE em 1968, Walquíria Afonso da Costa, estudante de pedagogia e, Telma Corrêa, estudante de geografia da UFF.
Mais que nunca é necessário desmascarar as organizações que se autodefinem como comunistas hoje (PCdoB, PCB entre outros na atualidade) e resgatar a heróica história do Partido Comunista do Brasil que nada mais tem a ver com estas siglas que já há décadas foram tomadas pelo revisionismo e absolutamente nada mais têm de comunista.
Para que o povo brasileiro tome o poder, realize as tarefas democráticas e marche para o socialismo é necessária a direção de um partido revolucionário proletário. A existência de um autêntico partido revolucionário mostrou ser crucial para se avançar na Revolução Democrática no país. Por isso, todo o campo democrático-revolucionário deve saudar a passagem dos 86 anos do Partido Comunista do Brasil e resgatar sua verdadeira história.

*Revisionismo: conjunto de idéias burguesas surgidas dentro do movimento operário que falsificam o Marxismo negando sua essência revolucionária.
** Conhecida como “Chacina da Lapa” foi os assassinatos e prisões de vários membros do Partido quando da brutal investida do exército durante uma reunião do Comitê Central do PCdoB.

No hay comentarios:

Publicar un comentario