sábado, 20 de marzo de 2021

TURQUÍA: TKP/ML promove ação e reafirma caminho da Guerra Popular (AND Brasil)

 Em celebração ao 48º aniversário do Partido Comunista da Turquia/Marxista-leninista (TKP/ML), combatentes do Exército de Libertação de Operários e Camponeses (Tikko), dirigidos pelo Partido, empreenderam uma ação armada com coquetéis molotov, em Gulsuyu, na capital Istambul.

Os combatentes revolucionários, com artefatos incendiários, cortaram o tráfego de uma importante via e deixaram no local uma faixa, que estampava a consigna: Glória ao nosso 48º aniversário de combate!
Os comunistas maoistas turcos afirmaram que o TKP/ML se mantém fiel à linha traçada pelo grande dirigente comunista turco, Íbrahim Kaypakkaya, guiados pelo marxismo-leninismo-maoismo. E fizeram ainda referência à militante comunista Helin Bõlek, morta após 288 dias de greve de fome nas masmorras do velho Estado turco.


O TKP/ML está impulsionando a luta pela Guerra Popular no país após depurar-se de elementos oportunistas de direita e liquidacionistas, que pretendiam submeter o Partido do proletariado revolucionário à direção de forças não proletárias na luta pela libertação nacional dos curdos. Os maoistas turcos, em contrapartida, reafirmaram sua posição junto à linha traçada por Kaypakkaya e em defesa da Guerra Popular e seu impulsionamento.

‘GLÓRIA ETERNA AOS HERÓIS DO POVO’
Em declaração, o Comando Regional do Tikko em Dersim, dirigido pelo TKP/ML, realizou uma homenagem aos quadros dirigentes e militantes mortos pela repressão nos últimos meses.
Em setembro e novembro, bombardeios maciços foram lançados por helicópteros e aviões de guerra contra posições ocupadas pelos guerrilheiros do Tikko, matando diversos dirigentes e quadros, como o Comissário Político regional, Erol Volkan (Nubar), o comandante regional Ali Kernal Yilmaz (Özgür), uma comandante de unidade Fadime Çakil (Rosa) e a militante maoista Gökçe Kurban (Asmin).
Em declaração, o Comitê Regional Dersim do TKP/ML traçou um breve histórico dos heróis caídos: “O camarada Nubar (Erol Volkan Ildem) sempre estava a meditar sobre os problemas da guerra na zona de guerrilha, desde 2009 até a data em que se tornou imortal. Não havia lugar para pessimismo ou desespero nele. Ele foi capaz de encontrar uma saída, mesmo no momento mais desesperador, para ajudar seus camaradas e empreender ações militares pioneiras com sua incrível capacidade de julgamento. Onde ele estava, havia confiança. Onde ele estava, havia entusiasmo. Onde quer que ele estivesse, havia uma manifestação”, afirmou.
Sobre o camarada Nubar, o TKP/ML recorda que “ocupou uma posição decisiva na formação ideológico-político-organizativa e militar da zona guerrilheira, especialmente a partir de 2 de fevereiro; desempenhou um papel ativo de primeira linha na derrota e no fracasso dos ataques liquidacionistas de direita contra o nosso Partido na zona guerrilheira, e com uma posição de acordo com a missão de direção desempenhou um papel fundamental na sua vertente partidária”.
Já o camarada Özgür (Ali Kemal Yılmaz), nas palavras da declaração, “juntou-se à guerrilha vindo das fileiras da Juventude Comunista, em 2007. Ele se tornou comandante em pouco tempo e ocupou seu lugar entre os militares em nossa guerra. O camarada Özgür, que foi membro do Comando Regional Dersim de 2011 até sua morte, tornou-se Comandante Regional após 2017. Participou da organização e comando de diversas ações militares. Ele soube liderar seus companheiros sem perder a fé e a determinação mesmo nos momentos mais difíceis. O camarada Özgür, que ocupa um grande lugar na guerrilha com seu entusiasmo e alegria, destacou-se com suas fortes relações com as massas, mobilizando-as e organizando-as de acordo com as necessidades da guerra”.
“A camarada Rosa (Fadime Çakıl) ingressou na guerrilha vinda das fileiras da Juventude Comunista em Dersim em 2013, quando tinha apenas 17 anos. Sentindo profundamente o sofrimento do povo em seu coração, a camarada rapidamente se desenvolveu militar e politicamente, sabendo transformar isso em ódio ao inimigo. A camarada Rosa, que participou de diversas práticas militares, assumiu o cargo de Comandante da unidade em 2016 até sua morte. Após a morte das camaradas Çigdem e Nergiz, em 2018, ela foi nomeada para o Comitê Feminino do Partido no Tikko e assumiu o papel de direção na participação das mulheres na guerra”, expôs o Partido.
“A camarada Asmin (Gökçe Kurban) ingressou na guerrilha em 2014, assim como a camarada Rosa, quando tinha 17 anos, vinda das fileiras da Juventude Comunista de Dersim. Adaptando-se à vida de guerrilha em pouco tempo, desenvolveu-se rapidamente de acordo com as necessidades da guerra. A camarada Asmin se destacou na luta para que as mulheres se tornassem especialistas na guerra, esteve na vanguarda de muitas práticas militares com sua determinação e entusiasmo. Mesmo nos momentos mais difíceis, ela conseguiu manter viva a esperança com a vivacidade e alegria do ambiente”.

https://anovademocracia.com.br/no-239/15381-tkp-ml-promove-acao-e-reafirma-caminho-da-guerra-popular

No hay comentarios: