viernes, 3 de abril de 2020

BRASIL: Militares imponen un general como "presidente operacional".

 
General Braga Neto "Chefe do Estado-Maior do Planalto". Foto: Banco de Dados AND

Alto Comando cerca Bolsonaro e impõe general como ‘presidente operacional’


O general Braga Neto, oficialmente ministro-chefe da Casa Civil, é o novo presidente do Brasil. Pelo menos de fato. Caberá a ele dirigir e centralizar pessoalmente toda a condução do governo, “pelo menos enquanto durar a crise”, decisão que Bolsonaro e seu grupo tiveram que aceitar em uma negociação. As informações foram difundidas pelo site militar Defesanet.
O site diz: "A nova 'missão informal' [de Braga Neto] foi produto de um 'acordo por cima', envolvendo ministros e comandantes militares e o próprio presidente da República". E admite: "Para muitos, 'a missão' de Braga Neto nada mais é que uma intervenção ou uma junta militar coordenando o governo". Bolsonaro poderá discordar e manifestar-se contrariamente às decisões e o general Braga Neto poderá abertamente corrigi-lo, assim prevê o acordo segundo o site.
A informação de "troca de funções" já foi passada – “com os devidos cuidados” – aos ministros e principais "autoridades", especialmente do legislativo e judiciário. Braga Neto teria sido apresentado como "presidente operacional". Entre os militares, o cargo está sendo chamado de "Chefe do Estado-Maior do Planalto".
O site diz ainda que a mensagem do comandante do Exército, general Edson Pujol, foi interpretada como se fosse destinada ao coronavírus. O site sugere outra interpretação: “O gesto do Braço Forte e da Mão Amiga mostrado no vídeo e a frase de encerramento tirada da canção do Exército têm significados transcendentes: ‘Lutaremos sem Temor!’. A frase ‘talvez seja a missão mais importante da nossa geração’ foi traduzida como a luta ao Covid-19. Para os mais atinados a mensagem foi clara”. Em tom de ameaça, prossegue: “O Exército Brasileiro estará de prontidão e pronto para defender o Estado Brasileiro e as Liberdades Democráticas e acima de tudo a Nação”, termina.
De fato, o governo militar secreto formado por generais nos postos-chaves do Planalto, fato que o AND denuncia desde a posse da chapa Bolsonaro/Mourão, já estava ditando toda a política do governo, pelo menos nos aspectos fundamentais. Agora, porém, há uma mudança importante: os generais consolidaram na mesa de negociações com Bolsonaro as vitórias políticas que acumularam após um longo trabalho, isto é, o isolamento tão significativo de Bolsonaro no meio político e também militar e seu inegável desgaste na opinião pública. Esse foi o trabalho de meses coordenado pelo Alto Comando das Forças Armadas, pela direita civil e pelo monopólio de imprensa, explorando ainda a centro-direita para tal fim. Essa conquista é precisamente governar de forma direta, sem necessidade de manejar cautelosamente Bolsonaro.
Embora tenha sido imposto a essa condição, Bolsonaro não se submeteu completamente do ponto de vista político e buscará impor-se. Continuará, sabe-se lá até quando, tentando recuperar terreno. Contra ele pesa a chantagem de prisão contra seu filho e os laços escusos que o bolsonarismo possui com “milícias” (paramilitares). Resta saber como serão as próximas semanas e meses.


No hay comentarios: