domingo, 14 de agosto de 2011

BRASIL: LCP celebra 9 de agosto vermelho em Corumbiara

Temos recibido a presente información dos camaradas da LCP-Rondônia. Con moito gusto damos conta da mesma.
 
 
A LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental e o Codevise – Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina organizaram esta semana três dias de atividades para celebrar os 16 anos da heróica resistência camponesa de Corumbiara. Durante semanas os camponeses da área Zé Bentão realizaram atividades de divulgação, mobilização, arrecadação, construção e preparação para receber delegações de outras áreas e da região.
Preparativos para celebraçãoEstiveram presentes camponeses de Palmares (Theobroma) e Corumbiara, acampamento Cajueiro (em Parecis), das áreas Canaã e Raio do Sol (em Ariquemes), Rio Alto e Jacinópolis (em Buritis). Somaram-se sinceros apoiadores da luta camponesa – estudantes, operários, professores, pequenos comerciantes e outros trabalhadores – vindos de Corumbiara, Cerejeiras, Rolim de Moura, Cacoal, Jaru, Ariquemes, Porto Velho e dos estados do Pará, Minas Gerais e Paraná. Cerca de 450 pessoas ao todo participaram durante os três dias de atividades.
Homenagem as vítimas no local do acampamento de 1995Pela primeira vez, foi realizada uma cerimônia no local onde ficava o acampamento em 1995. No dia 8 pela manhã os participantes tiveram que andar 4 Km para chegarem ao local e durante o caminho alguns camponeses relembravam dos episódios daquela batalha, pisando o chão regado pelo sangue camponês. Quando foram avistadas as bandeiras vermelhas, uma para cada vítima, uma forte emoção encheu os corações de todos. A cerimônia foi iniciada com o hino da luta pela terra “Conquistar a terra”. Depois da leitura de um texto e poesias foram saudados os nomes das vítimas de Santa Elina e em seguida uma salva de foguetes rasgou os céus, somados aos gritos de: “Presente!”, “Nem que a coisa engrossa a Santa Elina é nossa!”, “Viva os heroicos combatentes de Corumbiara!”, “Viva a Revolução Agrária!”.

Homenagem as vítimas no local do acampamento de 1995 Homenagem as vítimas no local do acampamento de 1995 faixa na sede da área: Viva o corte popular! Plenária celebra 1 ano de retomada da área Depoimento de uma das vítimas Nome dos mártires
Na segunda-feira à tarde foi realizado um ato para celebrar o aniversário de 1 ano da retomada e conquista das terras da fazenda Santa Elina pelos camponeses. Participaram da mesa representantes da LCP, Codevise, Cebraspo – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos, MFP – Movimento Feminino Popular, MEPR – Movimento Estudantil Popular Revolucionário, Comitê de Apoio do A Nova Democracia e Escola Popular. Após falações de cada representante foi aberto para intervenções da plenária.
Cultura e integração
mural com fotos mostram história da resistência camponesa de CorumbiaraUm mural com fotos permitiu aos participantes conhecer um resumo da história da Batalha de Corumbiara, desde 1995 até hoje, com a Área Zé Bentão.
A noite cultural foi aberta pelas crianças alunos da Escola Popular da Área Zé Bentão com uma homenagem à pequena Vanessa, assassinada pela PM de Rondônia na Batalha de 1995 quando tinha apenas 7 anos de idade. Em seguida, foi a vez das mulheres cantarem o hino do MFP “Lutadoras da Revolução”.
Na segunda-feira a noite foram apresentadas duas peças de teatro que ilustravam a luta camponesa. A primeira foi organizada por estudantes de Porto Velho e a segunda, por camponeses das áreas Canaã e Raio do Sol. Também teve contadores de causos e piadas e no encerramento uma queima de fogos de artifício.
Quem esteve presente pode ainda participar do torneio de futebol, bingo e baile de forró durante a noite.
Crianças da Escola Popular fazem homenagem a pequena Vanessa Mulheres cantam "Lutadoras da Revolução" Bingo durante a noite Churrasco garante a carne do almoço Cozinha coletiva garante a alimentação durante a celebração
Apresentação de teatro Apresentação de teatro Torneio de futebol, 20 times inscritos
Um mar de bandeiras vermelhas pelas ruas de Corumbiara
Os três dias de atividade foram encerrados com uma vigorosa manifestação em Corumbiara, o que já é uma tradição na cidade e na história da LCP. Ao todo mais de 200 pessoas participaram. Camponeses empunhando suas bandeiras e faixas marcharam firmes pelas ruas ao som de músicas de luta, palavras de ordem e das palavras dos participantes que se revezavam no carro de som.
Como sempre a imprensa de Rondônia nada falou sobre a celebração em Corumbiara.

No hay comentarios: