martes, 13 de marzo de 2012

Estado español: Unha cronica do Jornal A Nova Democracia

Espanha: “Reformas antipovo não passarão!”


Centenas de milhares de trabalhadores espanhóis foram às ruas em mais de 60 cidades do país neste domingo, 11 de março, se manifestar contra a reforma trabalhista que eles afirmam ser um ataque do gerenciamento Mariano Rajoy aos serviços públicos. A reforma trabalhista foi aprovada pelo governo no último dia 10 de fevereiro.
As mobilizações foram convocadas pelas principais entidades sindicais da Espanha que haviam anunciado, no dia 9, uma paralisação geral que acontecerá em 29 de março.
Os espanhóis criticam que, se aprovada a proposta do governo, poderá resultar na precarização dos empregos, na redução de salários e no empobrecimento da população.
Recentemente a Espanha vem vivendo dias de grandes mobilizações, como a que ocorreu no dia 19 de fevereiro, quando milhares de manifestantes saíram às ruas em pelo menos 57 cidades.
O desemprego no país afetou 22,85% da força de trabalho no fim do ano passado. Taxa que é quase três vezes maior do que a de 2007, quando o desemprego atingiu 7,95%.
Em entrevista a AFP o funcionário Iker Rodríguez disse que “A reforma serve apenas para baratear as demissões e dar todo o poder aos empresários. Não vai ajudar a criar empregos”.

No hay comentarios: