jueves, 8 de marzo de 2012

Brasil: Camponeses de Santa Elina ocupam Incra de Colorado

Camponeses de Santa Elina ocupam Incra de Colorado
Corumbiara 05 demarço de 2012

No dia 1 de dezembro de2011 o superintendente do Incra de Rondônia, Carlino Lima e o Ouvidor AgrárioNacional, Gercino José da Silva assumiram um compromisso se com as famíliasacampadas na fazenda Santa Elina, que aqueles que já moravam na área e quepreenchessem os requisitos do programa nacional de reforma agrária teriamprioridade e que em até 60 dias os camponeses seriam assentados nas terras.
AS famílias concordaram emsair temporariamente da área para que fosse realizado os trabalhos detopografia pelo Incra. Neste período além de não cumprir outras promessas comoo fornecimento de cestas básicas e de lonas para montagem de barracos, depoisde quase 90 dias O Incra apresentou a lista das pessoas aprovadas e parasurpresa de muitos, pessoas que nunca estiveram acampadas na fazenda SantaElina tiveram seu cadastro aprovado.
Os camponeses da área ZéBentão (Santa Elina) que desde 2008 desenvolveram a produção, construíramcasas, escolas e estradas, ficaram revoltados com a notícia de que tinham sidocortados pelo Incra e decidiram ocupar o Incra de Colorado do Oeste paraprotestar e exigir o assentamento de todas as famílias.
Há casos de camponeses quehá 3 anos trabalham na terra, passaram no dito “perfil da reforma agrária” mas ficaram na lista de espera e casosde camponeses que foram reprovados erroneamente pelo INCRA que alegou terem vinculoempregatício. Os camponeses foram ao INSS e Ministério do Trabalho econseguiram comprovar que não tem vinculo empregatício nenhum.
Fica claro que os critériosusados pelo Incra visam privilegiar os interesses eleitoreiros de lideranças daFetagro e PT e não o das famílias que estavam acampadas e produzindo nas terras.
Desta forma um conflitoentre camponeses foi criado pelo INCRA e pela Ouvidoria Agrária Nacional ao desrespeitaro corte das terras realizado pelas famílias de Santa Elina em 2010. Muitasfamílias não aceitam perder produção e benfeitorias e principalmente as terras.
Qualquer conflito entre asfamílias será de inteira responsabilidade da Ouvidoria Agrária e Incra.

Codevise- Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina

No hay comentarios: