sábado, 5 de mayo de 2018

Celebrando con jubilo el 200 aniversario del nacimiento de Karl Marx.


Alemanha: Viva os 200º aniversário de nascimento de Karl Marx!

Nota do blog: Reproduzimos comunicado do Comitê Organizador da Celebração do 200º Aniversário de Karl Marx (República Federal da Alemanha) e chamamento para celebração deste importante dia para o proletariado internacional.
Tradução não-oficial.


Viva o 200º aniversário de nascimento de Karl Marx!

No dia 5 de maio, há 200 anos, a classe operária e todos os oprimidos do mundo receberam a um dos maiores revolucionários de todos os tempos: nasceu Karl Marx. Foi ele quem deu pela primeira vez a todos os oprimidos do mundo uma nova e poderosa arma: o marxismo. Durante toda sua vida, Marx, se dedicou a luta contra a velha ordem e ao derrocamento da burguesia para alcançar o comunismo com a ditadura do proletariado, a última classe da história.

Desde o princípio, Marx foi um defensor da violência revolucionária para derrocar a dominação da burguesia e seu sistema opressivo e explorador. Como ele disse: “A violência é a parteira de qualquer sociedade velha que está gestando uma nova”. O qual também o levou a concluir que as classes trabalhadoras devem lutar por sua emancipação no campo de batalha. Mas, todavia, há muita gente que quer negar estas verdades e atacar Marx e seus ensinamentos em conjunto. Mas Marx não era um rato de biblioteca, nem um humanista, nem um simples economista, mas sim um revolucionário e lutador até o final. Quem daqueles que hoje tentam diminuir e distorcer seus logros passou pelas dificuldades sob as quais Marx desenvolveu seu trabalho revolucionário? Exílio, censura, uma vida de feroz pobreza no exílio, apesar de tudo o que Marx nunca abjurou de seus objetivos e princípios.
E apenas os que não passaram sua vida pelejando contra pontos de vista falsos e a falsificação do marxismo podem negar seriamente que esta é uma luta amarga. Uma luta em que os revolucionários se preocupam em última instancia por sua existência como revolucionários. Aqueles que queriam colocá-lo como um cientifico burguês ele os marcou a fogo: “… Pelo que a mim se refere, não me cabe o mérito de ter descoberto a existência das classes na sociedade moderna nem a luta entre elas. Muito antes que eu, alguns historiadores burgueses já haviam exposto o desenvolvimento histórico desta luta de classe e alguns economistas burgueses a anatomia econômica destas. O que eu aportei de novo foi a demonstração de: 1) que a existência das classes está ligada apenas a determinadas fases históricas de desenvolvimento da produção; 2) que a luta de classes conduz, necessariamente, à ditadura do proletariado; 3) que esta mesma ditadura não é por si só mais que a transição até a abolição de todas e até uma sociedade sem classes…” (Marx, Carta a Joseph Weydemeyer). Assim aplastou as mentiras dos burgueses sobre sua obra, a qual hoje eles ainda estão tentando se voltar para embotar o marxismo como uma “teoria cientificista” histórica ou economia pura. O marxismo é o reconhecimento da necessidade de ditadura do proletariado, eles gostem ou não.
O “Manifesto do Partido Comunista”, um dos marcos que Marx criou junto com seu camarada de luta Frederic Engels, este ano celebra seu 170º aniversário. Esta obra mestre já continha alguns dos princípios mais importantes do marxismo. Ainda que alguns acreditem que tem uma linguagem muito antiga, não perdeu nada de sua importância fundamental. Um dos princípios marxistas que já se encontra no Manifesto é o internacionalismo proletário. Os revolucionários proletários de todo o mundo se aferram a este principio no 200º aniversário de nascimento de Karl Marx e celebram juntos este grande evento. Desde o coração da besta do imperialismo alemão, que vai ampliando sua agressão contra os povos do mundo, que em sua história recente desatou uma das maiores “caçada às bruxas’’ contra os revolucionários e as massas que lutam, os revolucionários de todo o mundo celebramos daqui este grande aniversário e desfraldamos a bandeira do marxismo ainda mais alto e desafiamos o imperialismo assim: Nos manteremos unidos e isso nos faz invencíveis!
Os revolucionários do mundo revivem assim o espírito da Associação Internacional de Trabalhadores de Marx: a Primeira Internacional. Para fundir-se em só espírito como uma só classe em todo o mundo, com uma luta e um objetivo comum: o comunismo. Conectados por um princípio básico sólido comum, marchamos unidos resolutamente para a reunificação do movimento revolucionário mundial em uma nova organização. A celebração do bicentenário do nascimento do grande Karl Marx fará com que os revolucionários de todo o mundo sejam ainda mais fortes em seu trabalho. Animados pelo conhecimento de que seus camaradas de todo o mundo estão lutando e fortalecendo-se, sabedores que as massas de todo o mundo estão brigando por sua libertação, estão brigando pelo comunismo.
Finalmente, o que Mao Tsetung disse sobre o marxismo deve ser repetido: “O marxismo consiste de milhares de verdades, mas todas se reduzem a uma frase: ‘A rebelião se justifica’”. Durante milhares de anos se dizia que é justo oprimir, é justo explorar e é mal rebelar-se. Este veredicto foi revogado somente com a aparição do marxismo. É uma grande contribuição. Foi mediante a luta que o proletariado aprendeu esta verdade, e Marx sacou a conclusão. E a partir desta verdade, segue a resistência, luta e batalha pelo socialismo. (Mao Tsetung, De um discurso diante da Reunião em Yenán para Comemorar o 60º Aniversário de Stalin – China Popular. )”.
Este resumo do marxismo descreve brevemente o logro que Karl Marx alcançou, como executou e proclamou a ruptura mais radical com a ordem imperante. Como, pela primeira vez, articulou unanimemente o que antes era impensável e escreveu: Um mundo sem exploração e opressão. É por isso que os oprimidos e explorados em todo o mundo, especialmente neste ano, estão novamente elevando o lema que resume o marxismo em uma sentença: A rebelião se justifica!

Proletários de todos os países, uni-vos!
Celebrar o 200º aniversário do nascimento do grande Karl Marx!
A campanha para comemorar o 200º aniversário de Karl Marx está sendo conduzida por camaradas em todo o mundo. Como parte disto, se levará a cabo uma grande celebração no dia 30 de junho de 2018. Ações de mobilização, concertos e outras atividades para a campanha estão por vir.
Estejam atentos, acompanhem as notícias da campanha e marquem o dia 30/06 com vermelho no calendário!
Comitê Organizador (RFA) da celebração do 200º aniversário de Karl Marx
29 de abril de 2018

No hay comentarios: