jueves, 25 de junio de 2009

Brasil: Asasinado dirixente campones


Dende Dazibao Rojo amosamos o noso pesar aos camaradas da LCP e condenamos enerxicamente o asasinato deste dirixente campones.




Liderança da Liga dos Camponeses Pobres do Pará e Tocantins e Barbaramente Assassinado
Conceição do Araguaia, 16 de junho de 2009

Foi encontrado morto na manhã do dia 15 de junho o companheiro Luis Lopes de Barros, dirigente na Liga dos Camponeses Pobres do Pará e Tocantins em situação misteriosa.
O companheiro era muito conhecido na região por sua dedicação a luta dos camponeses, luta a qual se dedicava a mais de vinte anos, tendo liderado dezenas de ações vitoriosas dos camponeses por toda a região. Foi dirigente sindical, presidente de associação de bairro e estava na direção da LCP desde sua fundação, em abril de 2005, sendo seu principal dirigente, à frente da coordenação da Liga dos Camponeses Pobres, dirigiu a vitoriosa luta pela tomada dos latifúndios Batente, Capivara, Talismã, Jacutinga estas ultimas três áreas são conhecidas como área Gabriel Pimenta.
Desde a famigerada operação “paz no campo” desencadeada em novembro de 2007 pela governadora Ana Júlia (PT) com a finalidade de expulsar 1.100 famílias que tomaram e cortaram o latifúndio Forkilha, operação que cometeu inúmeras atrocidades contra camponeses da região, o clima de terror e impunidade tem imperado no sul do Pará. A LCP, Liga dos Camponeses Pobres Pará e Tocantins vem denunciando a tempos estes fatos, mas nada foi feito até agora.
O cerco ao movimento camponês combativo é mantido e a qualquer sinal de mobilização das massas camponesas a perseguição se intensifica. É o que vinha acontecendo nas cidades de Redenção e Conceição do Araguaia, desde que iniciou a mobilização para uma nova tomada, companheiras e companheiros tem recebido ameaças por telefone, carros são vistos rondando casas dos dirigentes da LCP, em uma reunião um homem desconhecido tirou foto de duas companheiras que dirigiam a reunião e saiu do local rapidamente.
Na área Gabriel Pimenta em Conceição do Araguaia a casa da mãe de um companheiro da LCP foi alvo de disparos realizados por elementos desconhecidos, que chegaram e chamaram pelo nome deste companheiro, mas não encontraram ninguém no local e efetuaram vários disparos.
No dia 31/05 uma guarnição da Policia Militar esteve na sede da LCP também na cidade de Conceição alegando que estavam verificando a documentação de motos estacionadas na rua em frente a sede e depois entraram no escritório e mandaram que todos saíssem e revistou todos os presentes, indo embora em seguida sem apresentar qualquer justificativa .
Estes absurdos continuam ocorrendo nas barbas das autoridades que fingem não saber dos fatos, ignoram os doze assassinatos de camponeses pobres que lutavam pelo justo direito a terra desde a operação terror no campo. Defendem os latifundiários bandidos e assassinos e condena o povo à miséria, fica claro que se desencadeou uma guerra sem quartel ao movimento camponês. Em quanto os monopólios dos meios de comunicação se encarregam de moldar a “opinião pública” favorável ao massacre de trabalhadores taxando-os de criminosos, o velho Estado prepara mais ações criminosas contra os camponeses que lutam por um pedaço de terra, como o bárbaro assassinato do companheiro Luiz Lopes.
A morte do companheiro Luiz Lopes foi por causa de sua luta em defesa dos camponeses, em defesa de um país sem latifúndio, por ele sempre ter se colocado à frente do combate às injustiças e barbaridades cometidas contra o povo. Sua morte não foi em vão, seu exemplo de dedicação será lembrado para sempre e a semente lançada por ele vingará e dará bons frutos.
Chamamos a atenção de toda a sociedade Paraense, dos verdadeiros democratas do povo trabalhador para este brutal assassinato e a violência que estão submetidas as massas camponesas no sul do Pará.

Companheiro Luis Lopes, PRESENTE!
Abaixo a criminalização da luta pela terra!
O povo quer terra e trabalho, não repressão!
Viva a Revolução Agrária!

Liga dos Camponeses Pobres do Pará e Tocantins

No hay comentarios: