viernes, 5 de agosto de 2011

Repudiar a prisão e ameaça de extradição dos quatro ativistas políticos peruanos presos na Bolívia!


Por favor, envie mensagens de repúdio e denúncia aos seguintes contatos:

Evo Morales – Presidente de Bolivia
correo@presidencia.gob.bo
Teléfono
(591-2)2202321
Ministro del Gobierno
Sacha Sergio Llorenti Soliz

mail@mingobierno.gob.bo
Teléfonos 2440466 - 2120002
–2120003
Ministra de Justicia
Nilda Copa Condori

ministerio@justicia.gob.bo
Teléfono
s 2158900 - 2158901 - 2158902 - 2313838
Asamblea Permanente de Derechos Humanos de Bolivia
apdhb@acelerate.com
,apdhb@acelerate.com, webmaster@apdhb.org
Teléfonos (591-2) 2440611, 2440624, 2440651
Defensoría del Pueblo
delpueblo@defensor.gov.bo
Capitulo Boliviano de Derechos Humanos, Democracia y Desarrollo
capbol
@derechoshumanosbolivia.org
Comisión Interamericana de Derechos Humanos
cidhdenuncias@oas.org
Consejo de Derechos Humanosde las Naciones Unidas
Procedimiento de Quejas
CP@ohchr.org

Repudiar a prisão e ameaça de extradição dos quatro ativistas políticos peruanos presos na Bolívia!
No dia 02 de agosto quatro ativistas políticos foram presos de forma arbitrária pelo governo Evo Morales. Hugo Walter Minaya, William Antonio Minaya, Blanca Riberos Alarcón e José Antonio Cantoral Benavides, eram refugiados peruanos, sendo que apenas o último tinha esse status reconhecido pelo Conselho Nacional de Refugiados. Os 4 refugiados peruanos viviam na Bolívia e participavam de um grupo multidisciplinar de investigação da realidade boliviana e latino-americana, que fazia parte do Centro de Estudos Populares CEP.
O CEP se transformou em uma referência na Universidade Pública de El Alto, na região metropolitana da cidade de La Paz, promovendo estudos e debates com estudantes e trabalhadores.
Essa prisão ocorre justamente quando as denúncias e protestos contra o governo de Evo Morales tomam maior proporção e recrudesce a repressão do governo contra as mobilizações populares. Contra essa política arbitrária que vem se acentuando cada vez mais na Bolívia, o CEP têm tido um papel destacado na denúncia e no esclarecimento do povo boliviano.
O governo de Evo Morales segue os passos de outros governos da América que se intitulam “democráticos”, “de esquerda” (e mesmo revolucionários). Assim como Hugo Chaves, que deportou recentemente o jornalista Joaquín Pérez Becerra para o governo genocida da Colômbia, Evo Morales acusa refugiados políticos da ditadura do fascismo peruano, como inimigos“perigosos” desrespeitando e passando por cima das leis internacionais e da solidariedade que qualquer governo com um mínimo de compromisso democrático deveria ter.
Para justificar sua atitude e criminalizar os ativistas políticos, o Governo Evo Morales usou o sujo pretexto do combate ao terrorismo, afirmando que os quatro eram membros do “Sendero luminoso” e ameaçando-os de extradição para o Peru, onde eles podem ser condenados a prisão perpétua.
Toda esta encenação com o uso de “forças especiais de segurança” contra o “terrorismo”, seguem o receituário da matriz imperialista da “guerra contra o terror”, e têm como objetivo claro desviar a atenção das denúncias realizadas pelo CEP e outras organizações do povo boliviano contra a escalada fascista do governo Evo Morales.
A verdade é que os quatro ativistas foram presos por serem ativos militantes contra o governo oportunista e estarem panfletando contra as políticas do governo, como ficou evidenciado pelas esdrúxulas provas apresentadas pela polícia boliviana: cartazes e material de formação política formulados pelo CEP.
Em sua preparação, essa ação contou com a colaboração provocativa e delatora do Sr Jorge Echazú Alvorada, Secretário geral do “Partido comunista da Bolívia– MLM”, Partido que faz parte rol de renegados que compõe o governo de Evo Morales. Há meses Echazú e seu Partido, vinham divulgando artigos provocadores e delatores contra o CEP, preparando terreno para a ação policial do governo.
A prisão dos quatro ativistas peruanos e sua deportação é inadmissível! O CEBRASPO convoca todos os cidadãos e organizações democráticas, a repudiar veementemente as prisões dos refugiados e ameaças de extradição.
Repudiamos essa ação ilegal e arbitrária do governo boliviano!
Exigimos a imediata libertação dos refugiados presos!
CEBRASPO- Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos
www.cebraspo.org.br
04 de agosto, 2011.


--
CEBRASPO
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos
www.cebraspo.org.br

No hay comentarios: