jueves, 27 de septiembre de 2018

BRASIL: Concentración frente al Consulado de Mexico en Sao Paulo exige la reaparición del Dr. Sernas (AND)

SP: Manifestação em consulado de Mexico exige reaparecimento do Dr. Sernas

 
Uma importante manifestação organizada pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e pela Associação Brasileira de Advogados do Povo (Abrapo) tomou a entrada do consulado do México, em São Paulo, exigindo o reaparecimento com vida do Dr. Ernesto Sernas García, advogado do povo e professor universitário mexicano, em 17 de setembro. A ação foi parte da campanha internacional movida nesse intuito.
Durante a manifestação, após a leitura do manifesto, um dos participantes adentrou ao consulado e protocolou o documento, que explica a importância do Dr. Sernas e o porquê de seu desaparecimento, além de responsabilizar a alta cúpula do Estado daquele país pelo fato.
“O Dr. Sernas é catedrático de direito da Universidade Autônoma Benito Juarez de Oaxaca (UABJO), ensaísta, pesquisador, conferencista, e advogado da frente de defesa legal dos 22 militantes da Corrente do Povo Sol Vermelho detidos e processados por delitos de terrorismo e porte de material explosivo de uso exclusivo das Forças Armadas, dentro do julgamento-farsa montado pelo velho estado burguês-latifundiário contra a organização. Devido a amplitude de conhecimentos e compromisso com as causas do povo, o Dr. Sernas conseguiu demonstrar que todo o processo, acusações, provas etc. foram uma montagem criada nas altas esferas do Estado reacionário. Assim, seu desaparecimento aponta para a clara e sinistra participação dos círculos mais profundos do velho estado e do governo mexicano.”, acusa e denuncia o documento.
Este é o segundo ato público em solidariedade ao Dr. Sernas realizado no país. O primeiro ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 5 de setembro. Para além das manifestações, a campanha pelo reaparecimento do Dr. Sernas vem sendo divulgada em universidades e em meio ao povo, entre intelectuais progressistas, advogados e lutadores democráticos.

 

No hay comentarios: