domingo, 1 de junio de 2014

Chamado do CEBRASPO en defensa do profesor G.N. Saibaba.

Aos democratas, lutadores e defensores dos direitos dos povos.
O Cebraspo convoca a todos para participarem da campanha internacional pela liberdade do Professor Dr. GN Saibaba.
Pedimos que nos enviem as confirmações de adesão. ​
Liberdade imediata para o Dr. GN Saibaba

O professor da universidade de Delhi, Dr GN Saibaba, foi sequestrado no dia 9 de maio último, quando regressava para sua casa após consulta médica, por homens encapuzados que posteriormente assumiram ser da polícia do estado de Maharastra. Dr Saibaba é paraplégico, dependente de cadeira de rodas. Ele é um destacado e firme defensor e ativista dos direitos do povo, tomou parte de campanhas de solidariedade à resistência palestina e iraquiana, das lutas pela autodeterminação dos povos da Caxemira e dos estados do nordeste da Índia.
Sempre esteve na linha de frente de movimentos populares contra a “Operação Caçada Verde”,  como é chamada a grande operação militar, que o Estado Indiano, a serviço de grandes grupos econômicos nacionais e estrangeiros, move contra as populações indígenas e populações que resistem a serem expulsas de suas regiões com extensas jazidas minerais. Essa campanha atinge as populações mais pobres, que sempre foram abandonadas, mas que agora defendem suas terras, florestas e a vida de suas famílias, contra o ataque do Estado e a sanha dos monopólios internacionais. Dr Saibaba esteve sempre na campanha pela libertação dos lutadores e das vítimas dessa operação e de todos os presos políticos na Índia.
Mesmo em precárias condições de saúde, diante das diversas ameaças e absurdas acusações de parte do Estado Indiano nunca escondeu sua condição de defensor dos direitos do povo. Foi interrogado, em setembro do ano passado, quando a polícia invadiu sua residência dentro da universidade de Delhi, levando seus computadores e agendas, com acusações de que teria ligações com a guerrilha maoísta. No início deste ano foi novamente interrogado e mesmo diante de tudo isso nenhuma das acusações da polícia contra ele ficou comprovada.
Uma grande mobilização já se espalha pelo mundo na defesa do Dr Saibaba. Intelectuais renomados da Índia, como a escritora Arundhat Roy e o poeta Vara Vara Rau, a ativista dos direitos das mulheres e líder da Associação Progressista de Mulheres da Índia Kavita Krishnan, escritores, jornalistas, professores, advogados, democratas e lutadores de vários países denunciam seu sequestro e prisão.    Entidades de professores, escritores e de direitos Humanos realizam manifestações exigindo a sua imediata libertação.
Os discursos dos governantes indianos declaram que a Índia é a maior democracia do mundo! Esta propaganda revela-se a cada dia uma grande farsa. A imensa população da Índia vive sob o permanente ataque do Estado indiano, que submisso as pressões e controle dos monopólios estrangeiros, é sempre o primeiro a passar por cima de suas próprias leis, e desrespeitar com truculência qualquer direito do seu povo.
Convocamos a todos as entidades democráticas e às pessoas progressistas que lutam em defesa dos direitos do povo a se manifestarem diante dessa arbitrária e brutal ação do Estado Indiano, que é, inclusive, totalmente ilegal nos marcos constitucionais daquele país.

No hay comentarios: