sábado, 10 de abril de 2021

BRASIL: RO: Missão de solidariedade reforça campanha de apoio ao Acampamento Manoel Ribeiro (CEBRASPO)

 

Uma importante missão de solidariedade promovida pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) em conjunto com a Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo) visitou o Acampamento Manoel Ribeiro e áreas camponesas vizinhas – região onde em 1995 ocorreu a heroica resistência camponesa conhecida como “Massacre de Corumbiara” – nos últimos dias 06 e 07 de abril.

Advogados, jornalistas, pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Rondònia (IFRO), representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), entidades de classe, além de professores, estudantes e ativistas vindos de Porto Velho levaram doações e coletaram denúncias dos camponeses que se mantém mais firmes do que nunca diante dos covardes ataques das polícias do governador reacionário Marcos Rocha e seu Secretário de Segurança carniceiro de Santa Elina, José Hélio Cysneiros Pachá.

Advogados denunciaram que, ao chegar próximo do acampamento, tiveram a placa de seu veículo fotografada por policiais à paisana.

Em uma assembléia popular organizada pelos camponeses, os apoiadores ouviram os relatos dos acampados que expuseram detalhes dos crimes cometidos pela polícia durante as sucessivas tentativas de despejo. Os defensores dos direitos do povo também esclareceram a situação de ilegalidade do cerco contra o acampamento e das terras griladas pelo latifundiário empregador de pistoleiros Antônio Borges Afonso, vulgo “Toninho Miséria”.

Os membros da missão também estiveram nas cidades de Corumbiara, Cerejeiras, Colorado do Oeste e Vilhena onde repercutiram através das rádios e emissoras locais as denúncias feitas pelos camponeses. Também estiveram em reunião com o Ministério Público Estadual (MPE) em Vilhena.

A missão segue os trabalhos em Colorado do Oeste aguardando outros democratas e outras entidades que estão a caminho, se deslocando de outras regiões do país.

Nota divulgada no portal do Jornal Resistência Camponesa: https://resistenciacamponesa.com/luta-camponesa/missao-de-solidariedade-reforca-campanha-de-apoio-ao-acampamento-manoel-ribeiro/

Postado por CEBRASPO

No hay comentarios: