martes, 28 de julio de 2020

BRASIL: El Movimento Feminino Popular se incorpora a la campaña de apoyo a la Guerra Popular en India y por la libertad de todos los presos políticos

O MFP - Movimento Feminino Popular se incorpora à campanha de apoio a Guerra Popular na Índia e pela liberdade de todos os presos políticos. Leia a seguir o Chamamento do Comitê Internacional de Apoio à Guerra Popular publicado em português no sítio do CEBRASPO - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos.


ÍNDIA: COMITÊ INTERNACIONAL DE APOIO A GUERRA POPULAR NA ÍNDIA FAZ CHAMADO DE SOLIDARIEDADE AOS PRESOS POLÍTICOS

Compartilhamos com nossos apoiadores importante chamamento do Comitê Internacional de Apoio à Guerra Popular na Índia de ações de solidariedade com a dramática situação naquele país que, em plena pandemia, tem um governo de turno fascista que tem tornado a situação das massas exploradas ainda mais insuportável. O chamando para as ações é para o dia 28 de julho, dia em que se desenvolve vasta ação dos maoístas e dos combatentes da guerra popular durante a semana dos mártires da revolução.


O CEBRASPO faz um apelo a todos e todas as personalidade e organizações progressistas, democráticas e revolucionárias a atenderem juntamente conosco o chamado para a luta pela liberdade de todos os presos políticos revolucionários e democráticos indianos, em especial de Varavara Rao e do Prof. Saibaba, devido a condições de saúde debilitadas dos mesmos.


Segue abaixo, em sua íntegra, o documento traduzido para o português:




Cartaz da campanha: "Libertem todos os presos políticos; Considerando suas condições de saúde deteriorantes: Varavara Rao e G. N. Saibaba deveriam ser libertados sob fiança imediatamente! Organizações por direitos: CLC, HRF, CLMC, PUCL, OPDR"


"A pandemia está se expandindo na Índia. No ranking, é o terceiro país do mundo depois dos EUA e do Brasil. Nas últimas horas, ocorreram 30 mil infecções, o total de casos é de 1 milhão e as mortes são de 24 mil. Os estados mais afetados são Maharashtra e Tamil Nadu, seguidos por Karnataka. O novo lockdown (bloqueio) decidido pelo regime fascista afeta 12 estados, incluindo Bihar. Estes são os estados mais pobres. Ao mesmo tempo, Bangalore também é atingida, que é o centro de tecnologia mais desenvolvido na Índia, onde estão localizados os escritórios da Microsoft, Apple e Amazon. Mais de 3 milhões de trabalhadores perderam o emprego e estão chegando às suas aldeias.


O sistema de saúde na Índia mostra todo o seu atraso para uma massa tão grande de população e a ausência de qualquer serviço de saúde real.


O Partido Comunista da Índia (Maoista) luta desde abril para defender as condições das massas. O porta-voz do Comitê Central chamou o coronavírus de "arma biológica" que tem suas raízes nas políticas imperialistas. Ele solicitou que pelo menos 10% do produto interno bruto fosse destinado à nutrição e saúde das massas; ele denunciou como o governo Modi não hesitou em continuar a exportação pró-imperialista de medicamentos químicos para os Estados Unidos, apesar das dramáticas necessidades das massas indianas.


É nesse contexto que um drama dentro do drama é composto por presos políticos que, além de serem vítimas da repressão fascista do governo, arriscam suas vidas e saúde nas prisões do regime.


O PCI (Maoísta) pediu a libertação imediata de Varavara Rao, um artista intelectual revolucionário, conhecido e apreciado pelas massas indianas, assim como do Prof. Saibaba, uma figura proeminente da oposição democrática revolucionária ao regime Modi e ao sistema indiano de subserviência ao imperialismo.


A luta contra a repressão e libertação desses presos políticos faz parte da resistência das grandes massas populares em luta e, ao mesmo tempo, faz parte da denúncia do governo que usa a força policial, usando o bloqueio, contra as massas. e que nada faz pela segurança dos médicos, profissionais de saúde.


Por esse motivo, hoje é necessário mais do que nunca desenvolver a denúncia do governo Modi, intensificar a solidariedade com as massas indianas em luta e armas, ampliar a demanda pela libertação imediata de Varavara Rao e Saibaba em todos os países.


O Comitê Internacional de Apoio à Guerra Popular na Índia sempre esteve envolvido nessa batalha e hoje pede urgentemente uma nova fase de mobilização. Através da repressão desses dois intelectuais, atingiram um número impressionante de militantes, professores, estudantes e artistas, membros de organizações democráticas; O terrorismo de Estado é praticado contra a liberdade de imprensa, de opinião em um país onde o regime aprova leis racistas e discriminatórias, como as últimas sobre cidadania que afetam milhões de muçulmanos.


O desenvolvimento da pandemia também transforma prisões em armadilhas mortais.


Portanto, o Comitê pede um novo dia internacional de informação, ação e solidariedade para 28 de julho, dia em que se desenvolve a vasta ação dos maoístas e dos combatentes da guerra popular durante a semana dos mártires da revolução.


O Comitê divulgou, ainda neste dia, os numerosos documentos que circulam na Índia e no mundo todo em apoio a essa batalha.


Mais de 130 intelectuais renomados assinaram um apelo alegando que a deterioração das condições de saúde do Prof. Saibaba e Varavara Rao e o surto de Covid nas prisões ameaçam suas vidas e exigem sua libertação imediata sob fiança. Documentos da mesma natureza são assinados em Bangladesh e por grupos de deputados no mesmo parlamento indiano.


À luz disso, o Comitê apela a alguns objetivos imediatos:


espalhar esses documentos por todos os meios na internet;


organizar um envio em massa pelo correio no dia 28 de julho à imprensa internacional, às embaixadas indianas, aos ministros das Relações Exteriores e da Justiça do maior número de governos, ao Parlamento Europeu, ao Tribunal Internacional de Justiça;


organizar reuniões, protestos e todo tipo de ações que, juntamente com mensagens de solidariedade, permitam ampliar a frente de mobilização; em particular, para esta última tarefa, apelamos a todas as organizações políticas e sociais que lidam com prisão, repressão, solidariedade internacional e internacionalista.


São iniciativas já em andamento em alguns países nos últimos meses. O que se pede no dia internacional é a concentração, socialização que pode desenvolver uma campanha prolongada com o objetivo de obter resultados concretos ao longo desses meses, caracterizados pela pandemia."

No hay comentarios: