sábado, 25 de enero de 2020

BRASIL: Desaparece joven tras un control militar en Sâo Paulo.

Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, desaparecido após ser abordado por PMs. Foto: Redes Sociais

 

SP: Jovem desaparece após abordagem de militares

Um rapaz chamado Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, de 20 anos, está desaparecido fazem 28 dias. Segundo familiares e amigos, o jovem estava em um bar, no dia 27 de dezembro de 2019, quando foi abordado e obrigado a entrar em uma viatura com três policiais militares e, a partir dali, nunca mais foi visto.
O bar que Carlos Eduardo estava fica no bairro Jardim São Camilo, na periferia de Jundiaí, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. O rapaz estava com mais quatro amigos, porém só o jovem foi levado. Outro fato importante é que estes quatro amigos de Carlos já deixaram o bairro que moravam e a Corregedoria da Polícia Militar (PM) não conseguiu localizá-los. A própria Polícia Civil desconfia que eles estejam com medo de sofrer uma retaliação dos militares. “Está prevalecendo a lei do silêncio, porque dizem que os policiais podem retaliar. Isso tem dificultado muito o nosso trabalho”, afirmou o delegado responsável pelo caso.
Os militares registraram internamente a abordagem dos quatro rapazes, mas não há registros sobre a abordagem a Carlos Eduardo. Até agora os policiais envolvidos no caso foram somente “afastados”.
A principal suspeita da Polícia Civil e da Corregedoria da PM é que os três policiais do 49° Batalhão de PM sejam os responsáveis pelo desaparecimento. Segundo apontam as investigações, os policiais teriam desligado o GPS da viatura.
Outra questão é sobre o “sigilo” nas investigações. A família do jovem denuncia que a Polícia Civil tem se recusado a dar informações sobre o caso, e que eles não sabem o que os policiais estão fazendo para tentar encontrar o rapaz. “Quando a gente pergunta sobre a investigação, a resposta que temos é que tudo está em segredo de justiça. Não sabemos nada sobre o que estão fazendo para tentar achar meu filho”, diz o pai de Carlos, Eduardo Aparecido do Nascimento, de 50 anos.
E continua: “Não estão deixando nem a mãe ir nas buscas. Todas as buscas que a polícia faz, se recusam a deixar ir qualquer pessoa da família”, afirmou o pai.
A desembargadora Ivana David desconfia que a polícia esteja fazendo uma espécie de retaliação à família, por esta ter levado o caso à imprensa. “O que estão fazendo é se vingar da imprensa, para que a imprensa não tenha acesso a nada. Não é assim que funciona. O pai da vítima, que é o interessado no inquérito, tem que saber que está acontecendo, está desesperado com o filho desaparecido, tem que saber o que está acontecendo”, afirmou.
Para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), ocorreu um “desaparecimento forçado” e uma grave violação de direitos.




No hay comentarios: