martes, 7 de junio de 2022

BRASIL: 31/05: Companheiro José Pimenta é homenageado com o título de Cidadão Benemérito da cidade de Juiz de Fora (CEBRASPO)

No dia 31 de maio às 18 horas ocorreu na Câmara Municipal de Juiz de Fora uma sessão solene para conceder o título de Cidadão Benemérito da cidade ao companheiro José Sales Pimenta, um dos fundadores e presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO) por mais de dez anos.

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, José Márcio Lopes Guedes, que foi seguido pela vereadora Cida de Oliveira, que requereu formalmente o pedido. Ela foi seguida pelas falas dos familiares, o filho Eduardo Scarlatelli Pimenta, o irmão, Rafael Pimenta, e o representante da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo.

Além de familiares, colegas e antigos companheiros de luta de Zé Pimenta, também marcaram presença a atual presidente do CEBRASPO, Maria de Fátima Siliansky, representantes da Liga Operaria, do Sindicato Marreta, da ABRAPO (Associação Brasileira de Advogados do Povo) e do Movimento Feminino Popular.



As falas lembraram toda a trajetória de luta do companheiro Zé Pimenta, seu destacado papel no movimento estudantil, primeiro em Juiz de Fora, depois em Minas Gerais e nacionalmente, em sua relevante atuação apoiando a luta popular por todo o país, em particular a luta dos camponeses pelo direito à terra.

Ao longo de sua trajetória, ele foi presidente do diretório central dos estudantes em um cenário em que se retomavam as entidades estudantis das mãos do regime militar. Participou da reconstrução da UNE e integrou as duas primeiras diretorias da entidade que se reconstruía nos anos de 1979 e 1980, tornando-se uma das mais importantes figuras políticas do movimento estudantil em Minas Gerais.

José Pimenta foi lembrado como profundo estudioso dos processos de luta e resistência dos povos no país e do mundo, assim como, membro de uma família de pessoas engajadas no movimento estudantil e universitário. Particular distinção foi dada ao seu irmão, Gabriel Pimenta, que foi assassinado no Pará por apoiar a luta dos camponeses pobres, deixando como legado de sua luta a criação da ABRAPO – Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Sales Pimenta.

Em um momento de grande emoção, o filho Eduardo Pimenta lembrou que em ocasiões como essa devemos não apenas ressaltar as qualidades pessoais e a alegria de Zé Pimenta, mas também refletir e nos inspirar com as lições mais relevantes que ele deixa com a sua força e coerência, buscando jamais nos distanciar e contribuir com as lutas do povo pobre de nosso país. Seu irmão Rafael Pimenta relembra também a trajetória de combate às forças reacionárias em Juiz de Fora e ressalta a importância da família que compartilha essa defesa dos interesses sociais da qual o Zé foi grande destaque na luta pela transformação social.

O representante da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo saudou a homenagem ao grande militante comunista Zé Pimenta, em particular nesse momento de agudização da luta de classes em nosso país, quando o Estado reacionário expressa sua face mais fascista através do governo Bolsonaro. Explicitou com detalhes todo o processo de luta do companheiro Zé Pimenta, desde o início, enquanto liderança de massas em Juiz de Fora e Minas Gerais, destacando seu papel nas principais lutas nacionais no campo e na cidade, nas favelas e comunidades de todo o Brasil, ao lado dos operários nas grandes cidades, com o proletariado nas revoltas do PAC, com a juventude combativa em 2013 e 2014 e ao lado dos camponeses da Liga dos Camponeses Pobres, trabalhando incessantemente, reunindo defensores, juristas, apoiadores e democratas, organizando denúncias de violações de direitos, combatendo como grande militante revolucionário comunista para garantir os direitos do povo lutar pelos seus direitos, nas causas mais profundas e urgentes do nosso país.

Essa foi apenas uma das muitas homenagens que ainda virão ao combativo companheiro que será lembrado para sempre como herói do povo brasileiro!


COMPANHEIRO ZÉ PIMENTA! PRESENTE NA LUTA!

No hay comentarios: