jueves, 17 de octubre de 2013

Brasil: Dezenas de milhares em apoio a greve de professores. Liberdade para todos presos políticos

No dia 15 de outubro, dia do professor, 50 mil pessoas saíram ás ruas do Rio de Janeiro em apoio a greve dos profissionais de educação e contra a repressão policial. Um grande bloco organizado pela Frente Independente Popular - FIP  esteve à frente do ato, entoando consignas classistas e combativas. No final do protesto a policia militar fascista atacou a manifestação prendendo cerca de 200 pessoas, durante o confronto a polícia militar efetuou tiros com munição letal ferindo pelo menos um manifestante gravemente. Os confrontos generalizaram-se e um carro e um ônibus da polícia foram incendiados por manifestantes. Dos 200 presos, 100 pessoas  estão sendo transferidos para presídios acusados de organização criminosa, formação de quadrilha, aliciamento de menores e outras acusações absurdas, entre eles está a companheira conhecida como "Sininho" integrante da FIP  está sendo acusada de ser a líder do movimento. 
Diversas manifestações de solidariedade ocorreram em diferentes partes do Brasil. São Paulo e Belo Horizonte milhares de pessoas foram as ruas e levantaram faixas em apoio a greve dos professores no Rio de Janeiro, contra a violência policial “Abaixo o Estado fascista e seus governos antipovo e vende-pátria”, “Eleição é farsa, não muda nada não! O povo organizado vai fazer Revolução!”.

Esta é mais uma escalada fascista a fim de criminalizar e deter a rebelião popular no país, em particular na cidade do Rio de Janeiro. Conclamamos a todos revolucionários, democratas, intelectuais honestos e pessoas democráticas a deter mais esta escalada fascista e exigir a liberdade imediata para todos os presos políticos. Uma grande manifestação está programada hoje (16) contra o terrorismo de Estado.
 
 

No hay comentarios: