viernes, 25 de diciembre de 2015

BRASIL: Mais ataques de pistoleiros contra camponeses no Vale do Jamari.

Conheça, divulgue, apoie a luta camponesa.

Repasse esta denúncia a todos seus contatos.

Mais ataques de pistoleiros contra camponeses no Vale do Jamari

Jaru, 22 de dezembro de 2015

A sede da LCP recebeu denúncia de um morador da Área 10 de maio, na linha C36, no município de Monte Negro, de mais um ataque de pistoleiros, desta vez contra vizinhos da área. A ação criminosa aconteceu num final de semana há aproximadamente 40 dias, na cachoeira Formosa, no rio Candeias, nos fundos da Área 10 de maio. Cerca de 6 camponeses estavam pescando quando foram atacados por vários homens encapuzados e armados com armas curtas e longas. Os pistoleiros roubaram as tralhas de pesca e outros objetos pessoais dos trabalhadores, humilharam-nos com chingamentos de vagabundos e bandidos e os expulsaram dizendo que ali não era lugar para eles. Os pistoleiros ainda deram vários tiros de ameaça. Os camponeses atacados são acostumados a frequentar a cachoeira, mas até então nunca tinham sofrido qualquer violência deste tipo. Eles reconheceram alguns dos encapuzados como sendo pistoleiros comandados pelo latifundiário Piana, dono de uma fazenda vizinha. Camponeses da região suspeitam que estes pistoleiros têm promovido ataques covardes na Área 10 de maio, como agressões e destruição contra uma família em setembro último e o desaparecimento do camponês Valdecy Padilha no dia 11 de novembro, conforme denunciamos amplamente (http://www.resistenciacamponesa.com/noticias/766-urgente-lutar-para-impedir-mais-um-despejo-de-camponeses-na-regiao-de-buritis e http://www.resistenciacamponesa.com/noticias/774-mais-crimes-do-latifundio-no-vale-do-jamari-lideres-assassinados-e-campones-desaparecido).

Os camponeses tiveram a informação de que Piana vendeu a fazenda para o latifundiário Ageu, recentemente, mas após os ataques relatados acima.

Basta de ataques de pistoleiros e policiais a mando de latifundiários contra camponeses!
O camponês quer terra, não repressão!
Terra para quem nela vive e trabalha!
Morte ao latifúndio! Viva a Revolução Agrária!



URGENTE:
Pistoleiros do latifundiário Genival Cavalcanti ameaçam camponeses

Jaru, 22 de dezembro de 2015

Camponeses do Acampamento Rancho Alegre 2, no lote 88, Linha 45, setor 03, Gleba Corumbiara, no município de Pimenta Bueno, denunciaram na sede da LCP que pelo menos 6 pistoleiros foram contratados pelo latifundiário e policial reformado Genival Azevedo Cavalcante para atacar os acampados. No último dia 18 de dezembro, duas caminhonetes entraram na fazenda, uma cheia de homens, a outra carregada com pertences e mantimentos. Os pistoleiros desceram numa mata bem próximo da entrada do acampamento, ficaram horas observando, deram vários tiros de ameaça contra os camponeses e foram embora a pé. No dia seguinte, as caminhonetes saíram, apenas com o latifundiário Genival Cavalcanti e o gerente da fazenda.

Os camponeses tiveram a informação de que estes pistoleiros vieram do Mato Grosso.

Uma ordem de despejo contra os camponeses foi suspensa recentemente devido às negociações que os camponeses têm feito com representantes do Incra e do programa Terra Legal em reuniões até na capital Brasília. O lote 88 é terra da União, em 2006 o Incra ajuizou ação para cancelamento do seu Registro Imobiliário para fins de reforma agrária. No último dia 19 de junho o superintendente do órgão reforçou a solicitação (documento em anexo).

A situação é muito grave. No acampamento vivem 40 famílias com várias crianças. Qualquer violência que ocorrer no Acampamento será de inteira responsabilidade do governador Confúcio Moura / PMDB e da presidente Dilma / Luiz Inácio / PT que não garantem o uso social da terra e nem impedem os crimes do latifúndio e seus bandos de pistoleiros e policiais, contra camponeses.

Basta de ataques de pistoleiros e policiais a mando de latifundiários contra camponeses!
O camponês quer terra, não repressão!
Terra para quem nela vive e trabalha!
Morte ao latifúndio! Viva a Revolução Agrária!


LCP - Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental
Sede: Av. Gov. Jorge Teixeira, 2423, setor 7 – Jaru/RO – CEP: 76890-000 / E-mail: lcp_ro@yahoo.com.br
Telefone fixo: (69) 3521-3637 / Celulares: (69) 9367-1616 (Claro) / 8429-9230 (Oi) / 8124-1160 (Tim) / 9999-9076 (Vivo)

No hay comentarios: