martes, 23 de febrero de 2021

BRASIL: LIBERDADE PARA PABLO HÁSEL (CEBRASPO)

                                        


                                             Liberdade para Pablo Hásel!

Abaixo a Lei da Mordaça!

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – CEBRASPO exige a liberdade imediata e o fim das injustas acusações contra o artista e defensor dos direitos do povo Pablo Rivadulla Duró, conhecido publicamente como Pablo Hásel.

Feito prisioneiro pelo velho estado espanhol, o rapper catalão foi condenado por ter feito uma suposta glorificação do terrorismo, e por críticas à monarquia espanhola em mensagens no twitter e nas suas canções. As absurdas acusações são baseadas nos artigos da dacroniana “Lei da Mordaça”. Tal lei está em vigor na Espanha desde 2015 e é um claro atentado à liberdade de expressão e manifestação. Nomeada de Lei de Segurança Cidadã, ela proíbe insultos à monarquia espanhola, críticas ao governo, a divulgação de imagens de policiais, além de permitir que autoridades policiais decretem o fim de qualquer reunião ou manifestação nas ruas sob pena de altas multas. Em artigos específicos, a lei também impede claramente que as massas em luta por moradia se organizem para impedir despejos e facilita a expulsão de imigrantes sem documentos do país. O caso de Pablo Hasél soma-se a dezenas de outros ativistas que vêm sendo criminalizados e perseguidos por conta da “Lei da Mordaça” desde sua promulgação.

Condenado a nove meses de prisão em 2018, Pablo recebeu a ordem para se apresentar à polícia no dia 12 de fevereiro de deste ano. Com uma combativa e justa posição, o rapper se recusou a se entregar. Entendendo que não cometera nenhum crime por criticar a “realeza espanhola” e ao defender as mais diversas lutas populares em suas canções, Pablo refugiou-se na Universidade de Lleida, onde recebeu o apoio de centenas de estudantes que ocuparam o local para defendê-lo.  Vejamos a época em que vivemos, em pleno século 21, um artista ser acusado por criticar os abusos cometidos pela “família real” (um título anacrônico que deveria existir somente em museus e nos livros de história) e por colocar em suas canções legítimas críticas ao governo que oprime as massas populares em seu próprio país.


Foto: Reuters

Um manifesto com mais de 200 artistas e personalidades democráticas foi lançado contra a detenção do rapper e na defesa da liberdade de expressão. O manifesto também denuncia o caráter autoritário do governo espanhol que se utiliza da “Lei da Mordaça” para criminalizar e perseguir todos aqueles que manifestarem, seja artisticamente ou não, uma opinião considerada contrária à do governo. Entre os signatários estão o cineasta Pedro Almodóvar e o ator Javier Bardem.

Pablo em suas canções defende a luta dos povos oprimidos pelo imperialismo, o direito pela autodeterminação dos povos oprimidos dentro do próprio Estado espanhol, e denuncia os crimes que esse Estado monárquico, nas suas palavras um Estado “fascista”, comete contra as amplas massas do país. Denuncia a violência policial, defende os direitos mais elementares dos trabalhadores da cidade e do campo, como o direito à terra, à moradia, à saúde, à educação e a salários dignos. Não há crime em defender os direitos do povo, seja em atos, palavras e canções!

Saudamos a combatividade que Pablo encarou sua arbitrária detenção e as massas espanholas que saíram às ruas em protestos pela sua liberdade. Convocamos todos os democratas e organizações defensoras dos direitos do povo a se somarem nesta campanha e a exigirem a liberdade imediata do rapper Pablo Hásel e a anulação de sua absurda condenação!

 

Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos - Brasil

https://cebraspo.blogspot.com/2021/02/espanha-liberdade-para-pablo-hasel.html

No hay comentarios: