jueves, 15 de agosto de 2019

BRASIL: RJ: Manifestantes exigem liberdade para o francês Théo El Ghozzi durante ato da Greve Nacional



Foto: Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo)

Durante a manifestação da Greve Nacional da Educação da Educação que levou dezenas de milhares de pessoas ao Centro do Rio de Janeiro no último dia 13 de agosto, ativistas do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) levantaram cartazes exigindo a liberdade do preso político francês, o militante comunista Théo El Ghozzi.
Nos cartazes estavam escritas as palavras de ordem Liberdade para Théo El Ghozzi!, Liberdade para todos os presos políticos da França! e, em francês, Liberdade para Théo El Ghozzi e todos os presos políticos!.

Leia também: Mesmo debaixo de chuva, dezenas de milhares lotam ato da Greve Nacional da Educação no Rio

Segundo denúncia divulgada pelo AND no dia 30/07, Théo "foi preso em seu local de trabalho, no dia 22 de julho, em Nantes. Ele foi acusado de pichar a casa de um ex-ministro localizada em Orvault e de participar de protestos contra as mudanças nas leis trabalhistas, em 2016. A acusação, porém, não foi provada, e o militante foi posto sob custódia para apresentar-se à Corte de Nantes".
A denúncia ainda dizia que o jovem, "já no primeiro dia de seu cárcere, iniciou uma greve de fome para ser reconhecido como preso político, assim como para exigir liberdade a todos os presos políticos, em particular o prisioneiro da luta palestina, o comunista Georges Ibrahim Abdallah. Ele também exige ser transferido para a prisão de Riom".
A atividade internacionalista feita pelo Cebraspo na manifestação no Rio de Janeiro se soma à campanha desenvolvida em diversos países pela liberdade imediata de Théo El Ghozzi.

Mais informações: França: Jovem maoista é preso por razões políticas


Cartaz feito pelos revolucionários franceses pela liberdade de Théo

No hay comentarios: