miércoles, 28 de agosto de 2019

Perú: Após intensa mobilização camponesa, a construção do projeto de mineração 'Tia Maria' é suspensa


Após 10 anos de luta contra o projeto de mineração conhecido como "Tia Maria", e meses de protestos intensos, greves e bloqueios ao porto de cobre da região, o Ministro de Energia e Minas do Peru suspendeu por 120 dias a licença para a construção do projeto.
O projeto da Southern Copper seria um investimento de 1,2 bilhão de euros, que produziriam 120 mil toneladas de cobre a cada ano. Apesar da conquista da população local, que se opõe a construção da mineradora, dos 120 dias de suspensão, os camponeses da região exigem a suspensão completa do projeto.
Reconhecendo a combatividade dos camponeses, o governo e a empresa, desde a proposta do projeto de mineração, "garantiram" à população local de que nada seria construído sem a autorização dos moradores da localidade e que, se fosse construída, não poluiria a região, onde os camponeses sobrevivem e trabalham.
Apesar das promessas do velho Estado peruano, o projeto há 10 anos vem sendo imposto à população, e a reação vem mobilizando suas forças repressivas para prender, matar e silenciar os camponeses que lutam contra a mineração. Desde o começo das mobilizações, oito ativistas já foram mortos pelo braço armado do Estado burguês-latifundiário, e centenas ficaram feridos.
Desde meados de julho desse ano, os habitantes da província de Islay começaram a promover greves de tempo indeterminado, realizar manifestações combativas todos os dias, bloquear as principais estradas e depois o porto local.
Eles reduziram cerca de 330 milhões de euros em exportações de quatro minas de cobre locais, assim como afetaram o turismo da região, causando um grande prejuízo ao velho Estado e demonstrando a força e determinação dos camponeses de Arequipa.


No hay comentarios: